domingo , 18 Fevereiro 2018
Home / Destaque / GOVERNADOR ENTREGA MEDALHAS DO MÉRITO RENASCENÇA E ANUNCIA OBRAS EM PIRACURUCA

GOVERNADOR ENTREGA MEDALHAS DO MÉRITO RENASCENÇA E ANUNCIA OBRAS EM PIRACURUCA

O governador Wellington Dias homenageou piauienses com comendas da Ordem Estadual do Mérito Renascença e anunciou obras para o município de Piracuruca, nesta segunda-feira (22). A agenda faz parte das comemorações pelos 195 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil.

De acordo com Wellington Dias, é sempre necessário render homenagem aos homens e mulheres que lutaram no passado por liberdade e as pessoas que, no presente, fazem a diferença nas mais diversas áreas. “O momento é de agradecimento. Temos que refletir os ideais daquelas pessoas que há quase dois séculos lutaram, com as armas que tinham, pela oportunidade de viverem em um lugar melhor. Temos essa missão de seguir com esse objetivo de ter uma sociedade mais igualitária. Essa também é uma oportunidade de homenagear em vida, pessoas que com o seu trabalho deixam a sua marca e o seu exemplo para a nossa sociedade”, comentou.

O chefe do executivo piauiense aproveitou o momento para lembrar dos avanços que o Piauí vem passando nos últimos anos. “Em 2003, tínhamos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) igual ao de Serra Leoa, que é considerado uma dos países mais pobres da África. Passamos de 0,4 para 0,6 em 2010 e existe a possibilidade de termos alcançado em 2017 a média de 0,7 que é considerado alto. Setecentas de famílias saíram da escuridão. No nosso primeiro mandato, apenas 66 municípios eram interligados por asfalto e agora faltam apenas seis (dos 224), que já estão sendo concluídos ou em processo de iniciar as obras. Avançamos muito na Educação e, em 2018, seremos o primeiro Estado do Brasil a ter o ensino superior e o ensino técnico em todos os municípios. É tudo isso que a gente comemora e agradece em datas como essa, que ressaltam o valor de todos os piauienses”, enfatizou Wellington Dias.

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho disse que o dia 22 de Janeiro é um momento histórico para o município e que, a cada ano, é sempre uma expectativa pelos homenageados e pelo anúncio de novas obras por parte do Governo Estado. “É muito gratificante participar das comemorações pela independência. Temos muito orgulho de fazer parte da história do Piauí e ter contribuído para sermos a sociedade independente que somos hoje. Temos também o prazer de receber as boas notícias do nosso governador Wellington Dias, que sempre, nessa data, traz investimentos para o município”, comentou o gestor.

Dentre os homenageados estava o deputado estadual pelo estado de São Paulo, Gil Lancaster, natural de Piracuruca. “Estou muito feliz porque as pessoas veem onde estamos, mas nunca como chegamos. Saí do Piauí ao seis anos de idade e aos 11 fazia faxinas para ajudar meus pais. Aos 30 anos, me tornei radialista e, em 2014, tive a coragem de entrar para a política para fazer diferente. Já tenho 344 projetos encaminhados e 50 projetos sancionados e que estão sendo executados. É um orgulho, para mim, dizer que sou do Piauí e que em mim corre o sangue destes homens e mulheres que nunca abaixam a cabeça em meio as dificuldade e que lutam por dignidade” disse o parlamentar paulista.

Obras
O governador autorizou melhorias na sede piracuruquense da Universidade Aberta, a construção de uma quadra poliesportiva na Unidade Escolar Hesíchia de Sousa Brito, a troca da Iluminação da cidade para lâmpadas de led e o processo licitatório para o Centro de Cultura de Piracuruca e a Construção do Monumento Lagoa do Jacaré.

As comemorações pelos 195 anos da Adesão do Piauí à Independência contaram ainda com a Missa e Culto de Ações de Graças e a participação de diversas autoridades legislativas, secretários de estado, prefeitos de municípios vizinhos, familiares dos homenageados e populares.

Autoria: Tamyres Rebeca

 

Veja Também

EDU SAFADÃO ANIMA FOLIÕES EM PIRACURUCA NA PENÚLTIMA NOITE

No terceiro dia de Carnaval em Piracuruca  a animação ficou por conta de Edu Safadão ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *