terça-feira , 12 dezembro 2017
Home / Destaque / 500 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE: 31 DE OUTUBRO DE 1517 à 2017. E AGORA, PARA ONDE ESTAMOS INDO? A REFORMA PROTESTANTE NÃO FOI UM ERRO. FOI UMA VOLTA A VERDADE!

500 ANOS DE REFORMA PROTESTANTE: 31 DE OUTUBRO DE 1517 à 2017. E AGORA, PARA ONDE ESTAMOS INDO? A REFORMA PROTESTANTE NÃO FOI UM ERRO. FOI UMA VOLTA A VERDADE!

REDATOR DA MATÉRIA: Samuel Paulino-Pastor da Igreja Cristã Evangélica em Piracuruca-Pi

Esses dias são muito importantes para nós protestantes/evangélicos, haja vista que na data supracitada, sagrou-se, de forma irrefragável, nos anais da história, o maior brado de libertação no final da Idade Média para a Idade Moderna na Europa. A partir daquele momento, o mundo foi obrigado a se olhar no espelho da verdade e ver que jamais seria o mesmo das então fracassadas, fatídicas e opressoras conjunturas. Naqueles séculos, Deus levantou grandes precursores da Reforma Protestante como por exemplo, John Wycliff, Jan Huss e Jerônimo Savonarola  e outros que vieram depois como por exemplo Philipp Melanchthon, Ulrich Zwingli,Johannes Bugenhagen, Thomas Müntzer,  Jean Calvin, Martin Butzer dentre muitos outros.

PORÉM, foi o monge agostiniano Martin Luther( o nosso Martinho Lutero), que no dia 31 de outubro de 1517  afixou com o seu martelo as 95 teses na igreja do castelo em Wittenberg, na Alemanha,(cuja igreja já tive o privilégio de visitar), dando Lutero assim  início ao maior movimento reformista de todos os tempos. E quando digo que foi o maior movimento reformista de todos os tempos, é pela amplitude da Reforma nas áreas  econômica, política, científica, educacional, jurídica, social e sobretudo na dimensão religiosa, além da liberdade de expressão.

Lutero era um homem sedento de Deus, e não estava encontrando no Catolicismo Romano respostas para os seus muitos questionamentos e o seu grande vazio existencial. Lutero via em sua igreja muitas e gritantes falhas teológicas e como se não bastassem, o clero convivia ainda com a imoralidade sexual, ganância pelo poder, heresias, como por exemplo, veneração dos “santos”, purgatório, missa pelos mortos,( doutrinas que não tem nenhum respaldo bíblico) primazia papal, riquezas ( a igreja tinha a maior fortuna da Europa) dentre outras opressões  na dimensão social. Porém, o estopim da Reforma Protestante foi quando o papa Leão X envia à Alemanha o frade dominicano Johan Tetzel,  oferecendo  INDULGÊNCIAS, prometendo aos seus ouvintes,  que eles poderiam obter o perdão dos pecados das pessoas queridas que já haviam morrido e ido para o purgatório mediante pagamento. Esses valores arrecadados por Tetzel serviram para ajudar na construção da Basílica de São Pedro ( que também já tive o grande privilégio de visitar)

É pouco sabido, mas na realidade, Lutero não queria sair da igreja. Queria apenas levar a igreja a voltar à verdade bíblica da qual se distanciara desde 313, quando Constantino declara o Cristianismo como a religião oficial do Estado. (que naquele tempo não era a igreja católica e sim a Igreja Primitiva) No entanto, não sendo mais possível a sua permanência na Igreja Católica Romana, optou pela ruptura. Como já era de se esperar, foi deflagrada uma grande perseguição a Lutero, o qual foi convocado, imediatamente, pelo imperador Carlos V, em 1521, para a Dieta de Worms (um tipo de tribunal inquisidor) para se retratar de suas convicções, através de seus livros, etc. Carlos V dirige aquele tribunal inquisidor, diante de príncipes e quase 2 mil pessoas, onde Martinho Lutero teve a oportunidade de se retratar de suas convicções. Porém, com a força de Deus, ao invés de se retratar, responde a todos com veemência: A não ser que eu esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pela razão clara (pois não confio nem no papa ou em concílios por si sós, pois é bem sabido que eles frequentemente erraram e se contradisseram) sou obrigado pelas Escrituras que citei e minha consciência é prisioneira da palavra de Deus. Não posso e não irei renegar nada, pois não é nem seguro e nem correto agir contra a consciência. Que Deus me ajude.Amém.” Dali em diante, sob as influências do papa Leão X e do imperador romano Carlos V, foi excomungado. Excomungado por homens pecadores, mas aceito por Deus, apoiado por camponeses e por uma maioria esmagadora da sociedade, já que Lutero defendia os oprimidos pelas grandes injustiças clericais e sociais. Então, o combustível da perseguição da igreja católica contra Lutero, foi a velocidade para a assimilação das verdades bíblicas que agora ele pregava e vivia. Assim, um dos grandes feitos de Lutero, com a invenção da imprensa por Gutemberg, foi a imediata tradução e distribuição da bíblia ao povo, porque até então,  era proibida a sua leitura pela Igreja Católica. Lutero sintetizou suas convicções teológicas através das 95 teses afixadas na igreja do castelo em Wittenberg.

Um dos maiores legados da Reforma Protestante, embora só vieram há uns 100 anos depois de Lutero, foram as 5 Solas: Sola fide(somente pela fé) Sola Scriptura(somente as Escrituras) Solus Christus(somente Cristo), Sola Gratia(somente pela Graça) e Soli Deo Gloria (glória somente a Deus).

Outro grande legado da Reforma protestante, foi o desenvolvimento econômico da Europa e Estados Unidos(mais tarde) por serem países influenciados cultural, social e espiritualmente pela Reforma. Hoje, em contra partida, vemos a pobreza dos 20 países que compõem a América Latina, dentre os quais o nosso querido Brasil, por serem catequisados por ideologias e fé católicas. Isto de acordo com os mais renomados historiadores, sociólogos, antropólogos, cientistas políticos e teólogos.

A Reforma Protestante quebrou o “monopólio” religioso da Igreja Católica Romana na Europa e introduziu as maiores mudanças desenvolvimentistas necessárias, deixando um legado imensurável aos que são amantes da liberdade e da justiça. A Reforma Protestante, em certos aspectos, andou de mãos dadas com o Renascentismo e com o Iluminismo, concomitantemente.

Outrossim, nas dimensões religiosas, a Reforma Protestante abriu caminho para o surgimento de diversas vertentes do Cristianismo. No século 16 surgiram as religiões Luterana (Alemanha), Anglicana (Inglaterra) e a  Calvinista (França e Suíça). No século 18, surge a Igreja Metodista (Reino Unido) e, a partir do século 19, as religiões Pentecostais e Neopentecostais, que ficaram populares nos Estados Unidos.

E AGORA, PARA ONDE ESTAMOS INDO?

500 anos depoisvejo com muita tristeza o que muitas seitas neopentecostais, para não mencionar outras igrejas também, estão fazendo com o genuíno Evangelho, que foi tão sofrido e corajosamente defendido por Lutero, Melanchthon, Zwínglio, Wycliff, Huss, Savonarola, Puritansos e Valdenses. Essas igrejas neopentecostais que tanto criticaram a Igreja Católica no passado a no presente, em alguns quesitos, estão,  hoje, dando aula de  heresias. Estão trazendo, vergonhosamente, elementos estrambóticos que vem do catolicismo, macumba e candomblé, como por exemplo: Água ungida (benta), saquinho com sal para libertação, sal grosso, chá de rosas, lenço consagrado, fechar o corpo, água e óleo de Israel, sessões de descarrego…e tantas outras bugigangas que, infelizmente, só tem o objetivo de arrancar dinheiro dos incautos. Fico com vergonha desses pastores midiáticos mercenários que só falam em demônios e dinheiro! Eles sim, a cada dia ficam mais ricos em detrimento de seus fiéis. Estes, indubitavelmente, são a vergonha do Evangelho genuíno de Cristo e da Reforma Protestante! Um dia essa gente pérfida, há de responder perante o Todo Poderoso Deus! Por isso creio que há muito já se faz necessária outra Reforma!

Concluo com as palavras de Gisbertus voetius no Sínodo de Dort, na Holanda:Ecclesia Reformata et semper Reformanda est” (Igreja Reformada sempre Reformando)

-“Errais não conhecendo as Escrituras…”-Mt.22:29

-“ Examinais as Escrituras…”-Jo.5:39

– “ O meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento”-Os.4:6

Atenciosamente,

                                                             Pr. Samuel Paulino

PS: Aproveito o momento para convidar a todos para uma grande carreata no próximo domingo, dia 29 de outubro, saindo às 17:00h da Pça Dr.José de Brito Magalhães, para onde voltaremos para um grande culto alusivo a Reforma Protestante. Obrigado!

 

Veja Também

GERENTE ADMINISTRATIVA DE EMPRESA COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO COM AMIGOS E CONVIDADOS

Ceiça Gomes, gerente administrativa da empresa Carlos Magazine em Piracuruca celebra mais um aniversário e ...